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Arduino e PictoBlox: Jogo da Reciclagem
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- Aulas
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Arduino e Pictoblox: Jogo da Reciclagem
No Arduino e PictoBlox: Jogo da Reciclagem, guiado por Carol Correia, você aprenderá a combinar eletrônica básica e programação em blocos para desenvolver projetos interativos. Exploraremos como usar o Arduino e manipular suas entradas e saídas.
O curso inclui a criação de um jogo educativo sobre reciclagem, onde resíduos devem ser direcionados corretamente para lixeiras, controlados pelo Arduino e o Joystick Shield. Faça parte dessa jornada de aprendizado e desenvolva habilidades práticas em programação e eletrônica.
Instrutora
Carol Correia Viana
Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, mestra em Engenharia Industrial e especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva. Pós-graduanda em Tecnologias e Educação Aberta e Digital.
Atua no setor de Desenvolvimento de Produtos na Casa da Robótica, participando ativamente das etapas de planejamento, produção e revisão dos kits de Robótica Educacional. Criadora de conteúdo no Blog da Robótica.
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3Aula 2: O que é Arduino?
Você sabe o que é o Arduino e para que ele serve? Descubra como essa plataforma de código e hardware aberto facilita a criação de projetos eletrônicos e de programação! Neste vídeo, exploraremos as diferentes aplicações do Arduino.
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4Aula 3: Conhecendo a placa Uno
Quais são os componentes essenciais da placa Arduino UNO? Como conectar e alimentar a placa? Descubra nesta aula detalhada como explorar cada elemento da placa UNO, desde o conector USB e a fonte de alimentação até os pinos analógicos e digitais.
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5Aula 4: Como funciona o Arduino?
Como fazer o Arduino funcionar? Nesta aula, vamos descobrir que é necessário escrever códigos para transformar nossos projetos com o Arduino em realidade. Os códigos devem conter instruções sequenciais e claras.
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6Aula 5: Comece a programar com PictoBlox
Nesta aula, vamos explorar o PictoBlox, uma plataforma de programação visual baseada no Scratch, ideal para iniciantes e projetos de robótica educacional. Aprenda como instalar esta ferramenta incrível e comece a criar projetos.
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7Aula 6: Conhecendo o PictoBlox
Neste vídeo, exploraremos a interface do PictoBlox, suas diversas opções de programação para diferentes faixas etárias, e como ele pode ser usado para criar projetos interativos.
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8Referência dos blocos básicos no PictoBlox
Arquivo Referência dos blocos básicos no PictoBlox.
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9Aula 7: Arduino e PictoBlox
Nesta aula, vamos configurar o PictoBlox para programar o Arduino. Aprenda a selecionar a versão correta da placa Arduino, configurar a porta serial e garantir que sua placa UNO esteja pronta para receber e enviar informações.
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10Aula 8: Blocos específicos para Arduino
Conheça os blocos específicos para o Arduino no PictoBlox. Aprenda a utilizar os novos blocos de extensão que são adicionados à paleta de blocos após a conexão com o Arduino.
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11Referências dos blocos específicos para o Arduino Uno
Arquivo Referência dos blocos específicos para o Arduino Uno no PictoBlox.
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12Aula 9: Nosso primeiro código - Pisca LED
Aprenda a programar seu primeiro código com Arduino usando o PictoBlox! Neste aula, ensinamos como criar o clássico Pisca LED, onde um LED é ligado e desligado em intervalos de 1 segundo.
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13Arquivo do nosso primeiro código - Pisca LED
Arquivo do nosso primeiro código - Pisca LED
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14Desafio: SOS em código Morse com Arduino
Neste desafio, você deve programar o Arduino para piscar um LED de forma a transmitir o sinal de SOS (··· — — — ···) em código Morse.
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15Arquivo do Desafio: SOS em código Morse
Arquivo do Desafio: SOS em código Morse .
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16Aula 10: Como funcionam os outros componentes
Agora, vamos conhecer os outros componentes eletrônicos utilizados no projeto Jogo da Reciclagem com Arduino e PictoBlox. Aprenda sobre a protoboard, LEDs, resistores e o Joystick Shield.
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17Referências do Joystick Shield
Arquivo Referência do Joystick Shield.
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18Quiz: Arduino & PictoBloxEste quiz foi elaborado para avaliar e reforçar seu aprendizado sobre os conceitos e práticas abordadas no curso "Jogo da Reciclagem com Arduino e Pictoblox" até a aula 10.
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19Aula 11 : Circuito para o Jogo da Reciclagem
Aprenda sobre o circuito necessário para o Jogo da Reciclagem utilizando Arduino e PictoBlox.
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20Esquemático elétrico
Arquivo Esquemático Elétrico - Jogo da Reciclagem.
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21Arquivo para impressão das lixeiras
Arquivo para impressão das lixeiras.
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22Aula 12: Montagem das lixeiras
Vamos a montagem física do nosso projeto Jogo da Reciclagem com Arduino e PictoBlox.
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23Aula 13: Teste do circuito montado - Jogo da Reciclagem
Vamos testar o circuito do nosso projeto "Jogo da Reciclagem" para garantir que tudo está funcionando corretamente antes de prosseguirmos para o projeto final.
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24Arquivo do código de teste do circuito
Arquivo do código de teste do circuito do Jogo da Reciclagem.
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25Arquivos dos atores e cenário
Arquivos dos atores e cenário.
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26Aula 14: Adicionando o cenário e os atores ao Jogo da Reciclagem
Vamos adicionar o cenário e os atores ao nosso Jogo da Reciclagem utilizando o PictoBlox.
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27Aula 15: Movimento do material reciclado
Vamos programar o movimento dos materiais recicláveis no jogo utilizando PictoBlox e Arduino. Aprenda como definir posições, alterar fantasias aleatoriamente e criar a movimentação contínua dos materiais no palco.
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28Aula 16: Verificando se o material reciclado foi colocado na lixeira correta
Vamos programar a verificação de que o material reciclável foi colocado na lixeira correta. Verificaremos cada tipo de material - metal, papel, plástico e vidro - e ajustaremos os LEDs e pontos do jogador conforme as condições forem satisfeitas.
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29Aula 17: Adicionando cronômetro ao Jogo da Reciclagem
Descubra como adicionar um cronômetro ao seu jogo da reciclagem no PictoBlox, tornando a experiência mais desafiadora e divertida.
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30Arquivo do Jogo da Reciclagem completo
Arquivo do código final do Jogo da Reciclagem.
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31Aula 18: Jogo da Reciclagem finalizado
Finalizamos o nosso Jogo da Reciclagem, integrando todos os conhecimentos sobre Arduino, Pictoblox, eletrônica básica e programação em blocos.